Dieta arco-íris: conheça o plano alimentar que teria ajudado Christina Aguilera

Recentemente, a cantora ganhou destaque nas redes sociais; especialista avaliou a dieta Este conteúdo foi originalmente publicado em Dieta arco-íris: conheça o plano alimentar que teria ajudado Christina Aguilera no site CNN Brasil.

Mar 8, 2024 - 17:38
 0  1
Dieta arco-íris: conheça o plano alimentar que teria ajudado Christina Aguilera

No início do mês, Christina Aguilera estreou sua residência em Las Vegas, nos Estados Unidos, e ganhou destaque nas redes sociais ao surgir com a silhueta mais magra. E o motivo é uma alimentação saudável e equilibrada.

Segundo publicação do Daily Mail, a artista vem priorizando uma alimentação saudável e equilibrada juntamente com a prática de exercícios físicos.

O tabloide americano ainda afirmou que a artista chegou a seguir a “dieta arco-íris”, com o consumo de alimentos de diferentes cores e 1600 calorias, após o nascimento do filho, em 2008.

 

Desde então, como parte de sua rotina, ela segue um regime rico em plantas e consume frutas e vegetais de cores vivas todos os dias.

A CNN conversou com especialista para entender o que é essa dieta e se é, de fato, uma opção saudável. Sempre consulte um nutricionista para ter um plano alimentar personalizado com suas próprias necessidades.

Mas afinal, o que é a dieta arco-íris?

À CNN, a nutricionista clínica funcional Gisela Savioli explica que a alimentação arco-íris consiste em colocar em cada refeição uma variedade de alimentos, entre legumes, verduras, frutas e cogumelos, de cores variadas: verde, vermelho, laranja, amarelo, roxo e branco, por exemplo.

“Na escala das cores, cada uma delas é marcada por uma vantagem funcional diferente. Afinal, as cores dos alimentos não são apenas enfeites. A coloração deve-se à existência de fitonutrientes, compostos bionativos que conferem às plantas, além das cores, sabores e aromas distintos”, garante.

Conforme a especialista conta, os fitonutrientes têm a função de fortalecer o sistema imunológico das plantas, protegendo-as de ameaças em seu ambiente natural, com doenças e sol em excesso. “Muito além de proteger as plantas, ele protege quem as come também”.

“Também chamados de compostos bioativos, esses fitonutrientes possuem benefícios diversos aos organismos, como potenciais efeitos anti-cancerígenos, protetores de doenças cardiovasculares e redução do risco de doenças crônicas”, entrega.

Coloque um arco-íris em seu prato para ter um arco-íris na saúde

A principal recomendação de Gisela é investir em alimentos de verdade e incluir ao menos cinco cores diferentes de alimentos no prato, sempre priorizando a quantidade de folhas verdes e cruas.

“O que define a cor da fruta ou vegetal é a cor da casca desde que você a coma também. A maça será verde ou vermelha se você comer a casa. Agora, se você a descasar, ela será branca”, comenta.

Alimentação saudável
É importante manter uma rotina baseada na alimentação saudável / Nensuria/Getty Images

É um equilíbrio alimentar acessível e barato?

A nutricionista garante que sim. Segundo ela, na ponta do lápis, quando você deixa na prateleira os industrializados e investe nos naturais, a economia é logo sentida no ato.

“Sem falar que hoje sabemos estratégias de congelamento de vegetais e frutas, como organizar as porções para evitar desperdícios e aproveitar o alimento quase em sua totalidade. Algumas cascas e sementes também compõem a alimentação colorida. Além disso, precisamos falar das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), que crescem livremente e podem ser usadas como verdadeiros banquetes nutricionais e gratuitos”, diz.

As indicações da dieta arco-íris

Gisela costuma dizer que a indicação é para crianças de 0 a adultos de 100 anos. Vale dizer que o zero leva em conta que o bebê só se alimenta de leite materno. No entanto, a mãe que segue o plano colorido enriquece o aleitamento com nutrientes que vão valorizar o leite.

“É claro que cada pessoa tem a sua individualidade, com objetivos particulares, podendo preferir entre um alimento e outro. Mas, em regra geral, não há restrições. Na verdade, você amplia as possibilidades e a variedade de suas refeições”, defende.

O lema da dieta arco-íris

O ideal é manter ao menos cinco cores em todas as refeições, contemplando a entrada, prato principal e sobremesa. “Indico a fazer um recordatório que é: por dois dias fazer o registro das cores consumidas. Sempre começar com os alimentos verdes e, se possível, folhas cruas – que são mais abundantes. Como precisamos comer em grande quantidade, elas são pouco calóricas. As vitaminas hidrossolúveis precisam ser ingeridas todos os dias, várias vezes ao dia, já as lipossolúveis somente algumas vezes por semana”, orienta.

Há interferência na textura dos alimentos?

A recomendação é de que os alimentos sejam consumidos preferencialmente como estão disponíveis na natureza e, se possível, com casca. “Mas temos opções de sopa, mousses, sucos funcionais que podem incrementar o consumo”, explica.

“No entanto, é importante dar preferência em todas as refeições a alimentos em sua textura original. Quando for comer um alimento cru, cozinhe no vapor por, no máximo, 120 segundos. Essa é a forma que você consegue preservar mais os nutrientes. O ideal é comer al dente, assim você mastigará mais e essa textura crocante ajudará a dar mais saciedade. Comida pastosa é para quem não tem dentes”, afirma.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dieta arco-íris: conheça o plano alimentar que teria ajudado Christina Aguilera no site CNN Brasil.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow